Você sabe por que é necessário passaporte e visto para viajar entre países?
O passaporte é uma espécie de Carteira de Identidade internacional
Quando você viaja ao exterior, em uma possível abordagem policial, ou mesmo quando for necessário se identificar, é o passaporte que vai provar seus dados, como nome, nacionalidade e data de nascimento. Através do número nele impresso, também será possível que autoridades estrangeiras verifiquem sua “ficha” criminal em âmbito internacional.
Uma associação bem básica que podemos fazer para entender melhor é: no Brasil, quando você precisa se identificar, você pode utilizar o RG ou a CNH, por exemplo. Mas esses documentos só são válidos e aceitos dentro do Brasil. Em outros países, o documento que é aceito tanto no comércio (hotéis, aeroportos) como por autoridades, é o passaporte.
O órgão responsável pela emissão de passaportes no Brasil é a Polícia Federal
Todo o procedimento está regulado em um Decreto (DL 5.978) que conta com 42 artigos. Nesse documento, o governo estabelece os diferentes tipos de passaporte e os documentos necessários para a emissão de cada um deles.
Mas não se assuste! A emissão de um passaporte costuma ser tranquila. Lembrando que esse documento é essencial ao fazer viagens para a maioria dos países do mundo. Ainda assim, há alguns países que permitem a entrada de brasileiros sem passaporte. O documento é dispensado quando o destino é um dos países do Mercosul – atualmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e alguns países da América Central, como México e Colômbia.
Além do Passaporte, do que mais preciso para viajar para outro país?
Alguns países, como Estados Unidos, Tanzânia, Quênia, entre outros, além do passaporte, exigem outro documento para a entrada de estrangeiros em seus territórios: o VISTO, que nada mais é do que um documento emitido em um processo de controle de entrada de estrangeiros em países com altos fluxos imigratórios.
O processo de emissão pode ser tranquilo ou não, dependendo muito das políticas diplomáticas adotadas pelo país de destino no momento de requisição do documento. Isso porque ora a política pode ser de maior abertura a estrangeiros, ora de maior barreira. Mas juntando a documentação de maneira correta, iniciando o processo de imigração com antecedência e realizando todos os procedimentos adequadamente, é possível conseguir o visto de estudante, de trainee ou de turismo sem muitas dores de cabeça.
Então, se você está pensando em viajar para os EUA, precisará dos dois documentos:
Passaporte brasileiro e visto americano. O primeiro passo é emitir seu passaporte junto à Polícia Federal para, depois, solicitar o visto em um Consulado Americano. Para ambos os documentos existe um procedimento adequado a seguir, uma documentação certa a ser juntada e taxas a serem pagas. Em alguns casos, é necessário também realizar a tradução de certos documentos.
Aqui estão algumas dicas para solicitar passaporte e visto para a sua viagem aos Estados Unidos:
Verifique os Requisitos: Antes de começar o processo, verifique os requisitos específicos para o passaporte e visto de turismo dos EUA. Isso inclui a validade mínima do passaporte e os documentos necessários para o visto.
Passaporte: Caso ainda não possua um passaporte, entre em contato com a Polícia Federal para agendar o atendimento. Preencha o formulário online, reúna os documentos necessários (como RG, CPF, comprovante de residência) e efetue o pagamento da taxa.
Escolha o Tipo de Visto: Determine o tipo de visto necessário para sua viagem, seja turismo (B-2), estudo, trabalho ou outro. Verifique os requisitos específicos para cada tipo de visto no site oficial do Consulado dos EUA.
Formulário DS-160: Preencha o formulário DS-160 online. Este formulário é uma parte fundamental do processo de solicitação do visto e contém informações sobre você, seu propósito de viagem e histórico.
Agendamento da Entrevista: Após preencher o formulário DS-160, agende a entrevista no Consulado dos EUA no Brasil. As entrevistas geralmente são necessárias para vistos de turismo. Prepare-se para responder perguntas sobre seus planos de viagem e laços com o Brasil.
Documentos Necessários: Prepare todos os documentos necessários, como passaporte válido, foto recente, confirmação do formulário DS-160, comprovante de pagamento da taxa do visto e comprovação de laços fortes com o Brasil.
Entrevista: Prepare-se para a entrevista no Consulado. Vista-se de forma adequada e chegue com antecedência. Seja honesto e claro ao responder as perguntas do oficial consular.
Comprovantes Financeiros: Se necessário, tenha em mãos comprovantes financeiros que mostrem sua capacidade de arcar com os custos da viagem.
Acompanhe o Status: Após a entrevista, você poderá acompanhar o status do seu visto. Caso seja aprovado, siga as instruções para retirar o visto.
Plano de Viagem: Tenha um plano claro de sua viagem, incluindo datas de entrada e saída, destinos e reservas de hospedagem. Isso pode ser útil durante a entrevista.
Planejamento e organização são essenciais para garantir uma experiência tranquila na solicitação de passaporte e visto para sua viagem aos Estados Unidos. Mas, NÃO SE PREOCUPE! A nossa parceira KS Vistos, que está localizada em São Paulo, poderá lhe ajudar om todo o processo!
Você tem alguma dúvida específica em relação à obtenção de passaporte visto americano para visitar Orlando?
Entre em contato com seu Concierge em Orlando e teremos o maior prazer em lhe ajudar.
Comments